quinta-feira, 31 de março de 2011

Aprendendo com as Ovelhas 2ª parte - Reflexões Diárias


Deus ensina a Moisés no deserto. O convívio simples com sua família e o árduo trabalho pastoreando sob as condições do deserto durante quarenta anos deve ter ensinado muitas coisas a Moisés.

Observando as ovelhas, aprendemos muito. Ovelha é mansa, obediente, dócil. Não ataca, não fere, não faz mal aos outros. Devemos ser mansos como as ovelhas.

Deus tinha algo grande na vida de Moisés: tirar o seu povo do Egito e leva-los a Canaã. Mas com o caráter que ele tinha não servia. Moisés foi moldado no deserto.

Se você está passando por um deserto em sua vida, levando uma vida humilde, onde todos os dias parece a mesma coisa, Deus está te moldando.

No deserto você aprenderá o caráter humilde, manso e obediente das ovelhas. Aprenderá a perseverar e ter esperança.

Observe as ovelhas. Deus tem algo muito especial para você. Aprenda com as ovelhas.

Deus te abençoe sempre.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Aprendendo com as Ovelhas

O conjunto de lembranças, acertos e erros; ou seja, sucessos e fracassos nos dão uma projeção para o futuro.

Descobrimos qual é o nosso potencial pela experiência. Sabemos até onde podemos ir.

Ainda assim, ambicionamos coisas maiores e melhores. Às vezes se vence, às vezes não. Esta é a vida comum.

No entanto, aqueles que estão em Cristo, são guiados por Deus. E isso não faz a nossa luta ser menor, mas sim com um resultado melhor. Entra o fator sobrenatural de Deus.

Lembro-me de trecho da mensagem de domingo passado, quando foi citado Moisés:

Durante quarenta anos ele teve uma vida comum, com bastante êxito, até cometer um homicídio, defendendo um hebreu que estava sendo espancado por um egípcio. (Recentemente havia descoberto que os hebreus eram a sua família).

Nesse tempo ele se converte e começa um relacionamento com Deus.

Não quero destacar a terceira parte da vida de Moisés, como grande líder e um dos maiores homens da história.

Para chegar à terceira fase, precisou passar pela segunda. Esse é o meu foco.

Moisés vai para o deserto, constitui família e agora tem um novo emprego: pastorear ovelhas...

Continuo amanhã esta reflexão.

Paz sempre em Cristo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Amigos Desviados - Reflexões Diárias


Praticamente todos os dias eu penso naqueles que deixaram de servir a Deus. Muitos são meus amigos, pessoas por quem eu realmente tenho um carinho muito especial.

Nesses meus vinte e três anos de conversão conheci muitos irmãos. Como pastor há mais de oito anos, o número de pessoas com as quais convivi de perto, suas lutas, problemas e vitórias são maiores ainda.

E como muitos têm se afastado de Jesus!

Por causa desses abençoados, tenho perdido muitas noites de sono e me sentido angustiado. Se não fora a misericórdia de Deus que me consola, meus sentimentos estariam esfacelados.

A gente os visita, aconselha, ora, manda outros irmãos para visitá-los, mas não voltam para Jesus. Não conseguem congregar.

As desculpas são descabidas e as mais variadas possíveis. Na verdade preferem o pecado e a vida carnal, desprezando a obra do Espírito de Deus.

Alguns voltaram aos vícios, casaram com incrédulos, desfizeram casamento, perderam seus filhos para o mundo, estão completamente incrédulos, apáticos à fé, doentes...

Fico pensando: São loucos! Se não voltarem para Jesus, morrerão sem salvação!

Se isto machuca o meu coração, imagine o quanto fere o coração de Deus. Que pecado terrível: abandonar a Jesus.

Ore comigo pelos desviados.

Se você estiver afastado do Senhor, reconsidere a sua posição. Abandone o pecado e o orgulho e volte para Jesus. Quero te ver no céu e não que você vá para o inferno.

Que a paz de Cristo permaneça em sua vida.

segunda-feira, 28 de março de 2011

O futuro da Igreja - parte 3 - Reflexões Diárias


É certo que os tempos são outros, mas a igreja deve caminhar com os mesmos princípios bíblicos. Igreja é uma sociedade especial, onde as pessoas são crentes em Jesus, obedecendo-O e procuram comunicar a salvação aos de fora.

Em tempos atrás, a igreja-comunidade e bíblica fazia tudo juntos. Na construção de um templo ou reforma, os irmãos estavam lá trabalhando e as irmãs fazendo o almoço. Nos congressos de mocidade ou de irmãs, estavam juntos orando, fazendo refeições e cultuando. Mesmo na limpeza do templo era tudo voluntário, num clima de alegria. Viajavam juntos para outras igrejas. Havia batismo com o Espírito Santo, dons espirituais, profecias, renovação, etc. A presença de Deus era quase visível e palpável.

Isso não existe nas novas “igrejas”. Atraem multidões, com promessas televisivas de curas e milagres, mas não há transformação do caráter dos seus seguidores.

As pessoas continuam as mesmas, talvez com um pouco mais de empenho em ganhar dinheiro. Não se sente a presença de Deus. Suas reuniões são muito grandes e não há interesse em dedicar-se aos seus membros para trata-los com oração e discipulado. Não existe participação comunitária. Melhor contratar empresas e serviço profissional. Não se prega caráter cristão, não cultuam, não sentem Deus de perto. Apenas fazem reuniões, onde prometem coisas e recebem doações.

Na verdade, nas legítimas Igrejas de Deus ocorrem muitos milagres em quase todos os cultos. Ainda desfrutamos derramamento de poder de Deus e a presença do Espírito Santo. Deus fala conosco! O mérito disso é a Jesus!

Algumas dessas verdadeiras igrejas de Deus têm se afastado da fé bíblica e do modo de viver da igreja primitiva, influenciada pelas novas denominações pseudo-evangélicas.

Minha preocupação é transferida a Deus em oração, onde procuro ter uma visão cada vez mais clara a respeito do que devo fazer, pois o objetivo maior é que nenhuma alma se perca e possamos chegar ao céu, com Jesus. Esse objetivo maior é, portanto, a salvação.

Preocupo-me que essa gente não se salve, pois crêem no apóstolo, no bispo, no padre, no missionário, no fazedor de milagres, na igreja, mas não conhecem a Jesus.

Um beijo a todos. Paz em Jesus.

sábado, 26 de março de 2011

O Futuro da Igreja - 2ª parte - Reflexões Diárias


Igreja para mim é o lugar onde manifestamos a santidade que vivemos intimamente com Deus, diante da família e da sociedade. Com nossa forma de vida estritamente bíblica, ensinamos aos demais o verdadeiro e puro evangelho de Jesus Cristo, dentro e fora da igreja.
Assim, quando alguém conta um testemunho, podemos ter certeza que é verdadeiro, pois conhecemos muito bem uns aos outros. O pastor, obreiros auxiliares e membros da igreja são extremamente confiáveis, pois conhecemos o posicionamento pessoal de cada um e suas famílias.
Quantas vezes vemos aquela irmã que passou por um período de enfermidade, passando por médicos e hospitais, testemunhando que foi curada por Jesus, quando já não havia esperança para a medicina?
E pode passar dez, vinte anos ou a vida toda que o testemunho será o mesmo, com comprovação visível do resultado dessa cura.
Nesta semana que passou (às quartas-feiras temos o culto de cura e libertação) ouvimos três testemunhos:
- Uma irmã (Normélia) que batizou-se recentemente, disse que há sete anos atrás pediu ao Senhor que a libertasse do tabagismo. Deixou de fumar desde aquela época, vindo a firmar-se na fé recentemente.
- Um diácono (Manoel Oliveira) disse que na semana anterior ele e a esposa, Dcsa. Goreth pediram oração para que seu filho tivesse um emprego. O rapaz já estava no primeiro dia no primeiro de seu novo emprego.
- Uma diaconisa (Maria Auxiliadora) testemunhou que sentia fortes dores nas pernas a mais de um mês. No momento em que orávamos no culto de domingo por pessoas que sentiam dores, a dor desapareceu, não voltando mais...

Espero concluir este texto na segunda-feira. Um abraço. Paz.

sexta-feira, 25 de março de 2011

O futuro da Igreja - Reflexões Diárias


Eu tenho uma grande preocupação quanto à Igreja e ao futuro do evangelho no mundo, principalmente no Brasil.
É praticamente um fato que os Estados Unidos está há uns 100 anos a frente do Brasil em quase todos os segmentos da sociedade. Sempre os copiamos.
Todos os movimentos evangelísticos que tivemos, chegaram de lá, onde ocorreu muito antes.
Alguns fenômenos do maior país evangélico do mundo: morte de igrejas (de todos os portes), praticamente extinção das pequenas igrejas, surgimento de mega-igrejas (onde tem a obrigatoriedade de ter show em todos os eventos), pastores, cantores e membros celebridades, igrejas com teologias duvidosas, heresias, etc.
 Aliás, os artistas gospel muitas vezes tem musicas que parecem o livro de Ester – não falam de Deus, nem tem referência alguma sobre algo ligado a Palavra.
A maioria desses fenômenos já chegou aqui e outros estão já acontecendo.
Não sendo retrogrado, mas olhando para o exemplo da igreja bíblica, vejo que necessariamente a igreja deve ser uma comunhão fraternal.
Mega-igrejas podem oferecer isso? Artistas gospel ou líderes celebridades são exemplo de igualdade e comunhão?
Todos gostam de chegar numa grande igreja, com estacionamento, entrar, ver um show com músicos e cantores maravilhosos, uma palavra que o anime, e ir para casa sem ser incomodado, permanecendo no anonimato e consequentemente sem compromisso com nada nem ninguém. Fica por conta de cada um.
Isto é saudável para a fé? Traz uma boa comunhão com Deus? São pastoreados ou ajudam na fé os mais novos?

Bem... para não me estender muito por hoje, continuo amanhã. Fique com Deus.

quinta-feira, 24 de março de 2011

O que o seu corpo está dizendo a você?

Ontem, quando eu perguntava ao Senhor o que deveria dizer à Igreja, (tivemos o culto de cura e libertação) lembrei-me de um livro que eu li há bastante tempo.

Um senhor testemunhava que sua esposa tinha câncer de pele e eles foram a uma igreja nos E.U.A. O pastor pregava naquela oportunidade exatamente isso: O que o seu corpo está te dizendo?
Bem, ele e a esposa foram convencidos da vida de pecados que tinham e da necessidade de entregarem a vida para Jesus.

Algum tempo depois foi constato a cura total do câncer de pele da mulher.

Nosso corpo não é um peso ou algo ruim. É uma dádiva que Deus nos deu.

Ele às vezes reclama do seu mau uso ou de problemas causados alheios á nossa vontade.

Se você o maltrata ou negligencia os seus cuidados, certamente terá problemas de saúde. Por isso os vícios são pecados. Atentam diretamente contra essa benção que Deus nos deu. Acredito que ser imprudente, correndo riscos ou dirigir de forma perigosa também é um pecado, pois põe a nossa integridade física e a dos outros em risco.

O mau cuidado de nosso corpo, incluindo a mente e o psicológico, talvez não chegue a ser um pecado, mas traz sofrimento desnecessário.

O apóstolo Paulo disse a Timóteo: Cuide de si mesmo. Tome um remedinho! [minha expressão].

A boa notícia é que Jesus cura todos os tipos de enfermidade. Mas não abuse nem negligencie sua saúde física, mental e psicológica. Para este último, ore. Segundo estudos, meditação regula a pressão arterial, a respiração e faz muito bem à mente. Isso sem Deus. Imagine a oração, que é uma meditação com a presença de Deus!

Deus o(a) abençoe sempre.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Doenças da alma - Reflexões Diárias

Similar a doenças físicas, as da alma doem, imobilizam e podem causar a morte.

São causadas por coisas que fazemos ou sofremos. Algumas mais comuns: tristeza, mágoa, rancor, remorso, solidão, ódio, frustração, desespero, etc.

Já ouviu que o melhor remédio é o muito amargo?

O que vou dizer que é o melhor remédio para a alma enferma pode parecer o mais amargo e até mesmo intragável no momento em que "curtimos nossa dor". Isso porque imaginamos que Deus está alheio ao nosso sofrimento e que Ele não se importa.

Mas ao contrário do que pensamos, Ele é quem mais se importa conosco. Aliás, Ele está presente o tempo todo para nos ajudar a superar as crises emocionais.

O remédio? Deve ser tomado em dose tríplice: Oração, fé e Palavra de Deus.

Parece amargo porque tomá-lo nesse momento parece impraticável. Deixar os nossos problemas para dizer a Jesus tudo o que se passa? Crer em Deus que tudo pode mudar ou crer na Palavra de Deus? Mas o único jeito de quebrar o nosso orgulho e mudar nosso pensamento quanto a si mesmo e ao mundo é esse.

A dose trípice precisa de um complemento fisioterapeutico: Ir à Igreja.

Sem isso, o tratamento fica incompleto.

Deus o(a) abençoe.

terça-feira, 22 de março de 2011

Enquanto suas mãos estiverem levantadas - "Reflexões Diárias"

Ainda sinto o reflexo da mensagem que o Senhor nos deu no último domingo, o que passo a reproduzir abreviadamente:
Em Exôdo 17, o povo reclama pela falta de água, o que Deus providencia pouco depois.
Em seguida, Israel entra em guerra. Moisés precisava ficar com suas mãos levantadas. Quando ele as abaixava, Israel começava a entrar em desvantagem. Assim, Arão e Hur o ajudavam, segurando suas mãos. No final do dia, o povo de Deus vence a batalha.
Muitas vezes reclamamos de coisas de nossa vida (o que na verdade é uma murmuração disfarçada e indireta contra Deus) que nós mesmos plantamos.
Se você não estudou, dificilmente terá uma boa profissão ou um bom salário. Se não cuida da saúde e alimentação, provavelmente terá problemas com o seu corpo. Relacionamentos que começam complicados, onde o sexo toma a frente dos sentimentos ainda precários, certamente resultará em filhos sem um lar que mereciam.
E por causa desses e outros problemas da vida, nos abatemos, reclamamos e muitas vezes alguns não queremos mais servir a Deus ou ir à igreja. Reputamos a culpa dos nossos problemas a Deus.
A  boa notícia é que Ele tem misericórdia de nós e ainda que tenhamos errado, Ele nos perdoa, nos ajuda em nossas dificuldades e nos abençoa mesmo quando parece não ter mais saída para os problemas que construímos ao longo de nossa vida.
Mas para isso precisamos (à semelhança de Moisés com as mãos erguidas) estarmos com nossas mãos levantadas, isso é, com a nossa vida em Cristo e fé erguidas.
Quando as abaixamos, deixando a servidão a Deus e abandonando a fé, começamos a perecer e nossos problemas a avançar.
Para que você não seja derrotado, ainda que com muito esforço (pois as mãos de Moisés começavam a pesar),  levante sua vida, esforce-se na fé, pois o Senhor te ajudará a vencer.