quinta-feira, 16 de julho de 2009

Erros podem contribuir para uma virada profissional

Às vezes cometemos um erro e pensamos que é o fim do mundo. Errar é humano, é o que todos dizem. Mas um errinho só pode nos custar caro. Tem coisa que é irremediável, como por exemplo, uma vacilada ao volante e já era. Tem coisa bem séria que pode acontecer por uma pequena falha e se tornar uma catástrofe.
Erros, errinhos e errões (puxa, estas últimas duas palavras não existem, acho que errei) mas a vida é assim mesmo. Devemos evitar os erros a todo custo.
Mas e se já errou? O que fazer? Suicídio fica caro, meu amigo. Pensa na sua família. Não vai cometer um outro erro pior ainda. Não vai dar porrada no seu chefe, aquele mané que falou um monte de besteiras pra você. Aí dana a mandar currículo pra todo lado e talvez um b.o. e um processozinho.
Bom, também dizem: Tem males que vem para bem. Aí você vai ter que trabalhar como autônomo no fundo do quintal, na sua sala-escritório ou na cozinha, fazendo doces e salgados por encomenda.
Um erro pode nos deixar queimado por um bom tempo ou quem sabe, a vida toda. É como aquele cara, que na confraternização da empresa numa churrascaria no final de ano, ultrapassou em muito os 0,2 grama de álcool no sangue e dançou ridiculamente na frente de todo mundo. Até o garçom parou pra ver a bandalheira. Nesse caso, lamento, não tem jeito.
Se você errou, prepare-se para o pior. Opa! Preparar-se para enfrentar as consequencias do erro... Taí a sacada! Talvez haja como tirar proveito dessa situação e mostrar o quanto você é bom no que faz.
Esconder o erro pode culminar numa demissão em massa no seu setor. Jamais faça isso.
O que deve ser feito é resolver o problema, ir atrás, trabalhar em uma solução satisfatória, batalhar. O seu esforço e brilhantismo nessa situação será observado, com certeza.
É uma oportunidade de ser conhecido pela diretoria, de ser elogiado, vão te conhecer naquele lugar.
Quem sabe até uma readmissão. Senão, histórico honroso, pronto pra outra.
O chefe ou cliente que não reconhecer isso, perderá um importante aliado em situações críticas. O mundo é um caos e precisamos de gente capaz de produzir soluções em condições adversas.
Você deve ser conhecido como aquele que é capaz de “fazer virar”. Tem alguém aqui que é capaz.
Cuidado com os “erros arquitetados”, ou seja, vou errar propositadamente, depois vou lá e concerto. Isso é artificial e pode não acabar bem.
Quer um conselho? Peça ajuda a Deus.
Boa sorte, amigo(a). O mundo nem sempre tem lugar para os que erram, mas os bons sempre terão lugar no mundo.
Altemar Rocha.
Não saia sem deixar sua opinião. Clique em comentários e faça o seu.

Nenhum comentário: