quarta-feira, 22 de julho de 2009

Os quatro evangelhos – Evangelhos Sinópticos

Por que existem quatro evangelhos ao invés de apenas um? Isso nos responde o estudo chamado “Evangelhos Sinópticos ou (Sinóticos)”.
Os evangelhos são classificados como biografia. Mateus, Marcos, Lucas e João são biografias de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Relatam alguns de seus atos, pois todos não poderiam ser incluídos nem em muitos livros. (João 32:25).
A ordem colocada na bíblia é lógica e não cronológica, pois muitas epístolas foram escritas anteriormente aos evangelhos.
O de Marcos foi escrito antes que os demais evangelhos. Lucas foi o único escritor não testemunha ocular; escreveu os dois volumes Lucas-Atos dos Apóstolos com base em informações que ele mesmo investigou de fontes absolutamente seguras.
Mateus apropriadamente vem antes de Marcos devido à sua extensão e ao seu estrito relacionamento com o Antigo Testamento, que o precede imediatamente.
Todo o Novo Testamento foi escrito originalmente em grego entre 45 a 95 d.C.
Dizemos “evangelhos sinópticos”, porque são vistos por ângulos diferentes, de forma diferente um do outro, da forma que os seus escritores, inspirados por Deus, assim o viram.
Vejamos esses prismas:
Mateus escreve aos judeus e revela Jesus como o Filho de Deus*.
Marcos escreve aos Romanos e revela Jesus como o servo de Deus*.
Lucas escreve aos gregos e revela Jesus como o Filho do homem*.
João escreve à Igreja e revela Jesus como o Salvador da humanidade.
(as expressões Filho de Deus, servo de Deus e Filho do homem estão escritos com letras maiúsculas ou minúsculas por razões teológicas, que um dia explicaremos também).
Existe um paralelo em Ezequiel 1:10 – Os quatro rostos nesta visão eram o de leão, o de boi, o de homem e o de águia.
Traçando esse paralelo com os evangelhos, vemos Mateus apresentando simbolicamente Jesus como o Leão (também símbolo da Tribo de Judá), pela sua autoridade e realeza.
Marcos demonstra Jesus como o servo - figura do boi, emblema de trabalho servil e humilde.
Lucas mostra Jesus como homem – com inteligência, razão, emoção, compaixão, ternura e amor.
João vê Jesus como a águia – por sua visão extraordinária e com poder de nos levar às alturas, pela sua divindade eterna.
*Nota: O evangelho de João não é considerado sinóptico por ter uma abordagem diferente dos demais. Foi incluído nesse estudo para comparação com os outros três evangelhos.
Ainda falaremos mais sobre os evangelhos sinópticos. Até mais.

Pr. Altemar Rocha.
Não saia sem deixar sua opinião. Clique em comentários e faça o seu.

Nenhum comentário: