quinta-feira, 30 de julho de 2009

Nanotecnologia: Conheça a tecnologia que traz esperança de cura do câncer


Duas pesquisas, publicadas na edição desta semana da revista científica americana "PNAS", mostram formas promissoras de aplicar a nanotecnologia, ciência que permite a manipulação de estruturas incrivelmente pequenas, como forma de atacar o câncer. Um dos trabalhos apresenta uma forma nova e extremamente sensível de diagnóstico de tumores, enquanto o outro revela um tratamento inovador e, aparentemente, com poucos efeitos colaterais -- aplicado por enquanto só em camundongos.

A nova forma de diagnóstico está um pouco mais próxima das aplicações clínicas, a julgar pelo artigo de Ralph Weissleder, do Hospital Geral de Massachusetts, e colegas na "PNAS". A nanotecnologia envolve a manipulação de objetos ou materiais na escala nanométrica (equivalente a um metro dividido por um bilhão). No caso, Weissleder e companhia usaram nanopartículas magnéticas que receberam um aditivo especial: a capacidade de aderir a células cancerosas de uma dada amostra (que poderia ser de sangue ou de um órgão operado, por exemplo).

O próximo passo foi aplicar um aparelho de ressonância magnética portátil à amostra. Com isso, em menos de 15 minutos, foi possível detectar a presença das células tumorais, uma velocidade muito superior à disponível para os atuais testes de diagnóstico. O melhor é que o sistema é bastante sensível: apenas duas células de câncer foram suficientes para a detecção com essa abordagem. Isso facilitaria o tratamento precoce da doença.

Nanotubos
Já a equipe liderada por Suzy V. Torti, da Universidade Wake Forest, também nos Estados Unidos, testou o emprego combinado de nanotubos (tubos de dimensão nanométrica) de carbono e radiação em camundongos com uma forma de câncer de rim.

Esses nanotubos conseguem emitir calor quando recebem uma dose de radiação no infravermelho próximo, que não é cancerígena como a radiação gama, por exemplo. Com apenas 30 segundos de radiação, o calor gerado pela combinação foi capaz de destruir os tumores, o que traz esperanças de se usar a abordagem em humanos no futuro.
Reinaldo J. Lopes/G1.
Não saia sem deixar sua opinião. Clique em comentários.

13 comentários:

Anônimo disse...

o Pr A altemar esqueci .. o senhor escolhe qual dos dois blogs,,que o senhor gostaria que eu coloca-se na lista de blog la,,,deixe o recado no dihitt ou no blog ,,onde o senhor achar melhor ,,,paz seja contigo e brigadão pela força...

Anônimo disse...

Olá Pr.Altemar agradeço sua visita e por acompanhar o blog.

Parabéns pelo espaço é uma bênção.

A Paz de Cristo.

LISON disse...

Saudações!
PR. ALTEMAR
Que bom saber da evolução das ciências a serviço do bem da humanidade. "Quem pode ignorar a ciência hoje em dia? Em cada momento temos de procurar a sua ajuda...O futuro pertence à ciência e aos que são os amigos da ciência".JAWAHARLAL NEHRU.
Reforçando o conceito acima, mas com a permissão e misericordia de Deus!
Parabéns pelo Post!
LISON.

Altemar Rocha disse...

Querido Lison,
Você disse o mais importante quando colocou Deus acima da ciência e de tudo mais.
Obrigado pelo carinho de seu comentário.
Um forte abraço.

Altemar Rocha disse...

Querida Miriam,
Te agradeço muito por sua visita e pelo comentário tão amável.
Estou à sua disposição.
Deus a abençoe.

Altemar Rocha disse...

Roberto (AmigodCristo)
Será uma alegria enorme estarmos unidos por link.
Paz sempre.

Anônimo disse...

Pr Atemar,gostaria de dizer ao senhor,que a multforme sabedoria de DEUS,esta apenas começando à adentrar na sua verdadeira excelencia,,no vitrtual;para em um paralelo ao espiritual,não vejo a sua pessoa com meus olhos carnais,mas correspondendo,ao ultimo post,sinto fortemente suas verdadeiras palavras em espirito,e DEUS com sua graça,está fazendo uso e nos equipando com essa ferramenta que é a internet,que assim como o avião levam as bombas paramatar e destruir,ele tambem leva o alimento,a vitima,o socorro,assim também e a internt,um veiculo fortemente armado em pornografia ricamente usado para trazer a tona escandalos,maus noticias ,,porque não tambem para levar as boas novas,,levar o amor restaurador de nosso amado jesus,gritar para os surdos na multidão da sensualidade de caminhos ,o caminho da salvação,...Pr Altemar quanto estarmos linkados ,acredite ou não não foi por acaso amado irmão!!! nosso DEUS sempre nos envia reforços ,sempre coloca pessoas para nos capacitar,nos ensinar o caminho a trilhar de mão dadas ,,e o beneficiado ,foi eu ,e louvo e agradeço ao senhor por ter encontrado sua pessoa,que apesar do pouco tempo de conhecimento ,tem reconhecido o meu trablho,e somando positivamente ,,,,,heheh falei de mais ,,desculpa,mas é isso ai ,,vamos lá continuar a fazer o que fomos destinados a fazer ,,amar o nosso proximo ,e levar as preciosas perolas aos escolhidos do senhor !!!!

Danilo disse...

Pastor Altemar!

Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

A Paz e o Bem!

Abraços,

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/

Anônimo disse...

interessante...

Altemar Rocha disse...

Roberto (amigodCristo)
Obrigado, irmão, pelas palavras de incentivo e carinho.
Vamos seguir juntos para o céu, como Igreja gloriosa de Cristo, sempre pregando o Evangelho.
Um forte abraço.

Altemar Rocha disse...

Olá Danilo.
Já visitei seu blog e gostei muito. Alguém tem que fazer apologia. Já estou por lá também.
Um abraço. Paz sempre.

Altemar Rocha disse...

Olá Ana.
Agradeço muito sua visita. Realmente a nanotecnologia está abrindo um novo horizonte nas ciências.
Mais uma vez, muito obrigado.
Fique com Deus.

Anônimo disse...

bom comeco