sexta-feira, 25 de março de 2011

O futuro da Igreja - Reflexões Diárias


Eu tenho uma grande preocupação quanto à Igreja e ao futuro do evangelho no mundo, principalmente no Brasil.
É praticamente um fato que os Estados Unidos está há uns 100 anos a frente do Brasil em quase todos os segmentos da sociedade. Sempre os copiamos.
Todos os movimentos evangelísticos que tivemos, chegaram de lá, onde ocorreu muito antes.
Alguns fenômenos do maior país evangélico do mundo: morte de igrejas (de todos os portes), praticamente extinção das pequenas igrejas, surgimento de mega-igrejas (onde tem a obrigatoriedade de ter show em todos os eventos), pastores, cantores e membros celebridades, igrejas com teologias duvidosas, heresias, etc.
 Aliás, os artistas gospel muitas vezes tem musicas que parecem o livro de Ester – não falam de Deus, nem tem referência alguma sobre algo ligado a Palavra.
A maioria desses fenômenos já chegou aqui e outros estão já acontecendo.
Não sendo retrogrado, mas olhando para o exemplo da igreja bíblica, vejo que necessariamente a igreja deve ser uma comunhão fraternal.
Mega-igrejas podem oferecer isso? Artistas gospel ou líderes celebridades são exemplo de igualdade e comunhão?
Todos gostam de chegar numa grande igreja, com estacionamento, entrar, ver um show com músicos e cantores maravilhosos, uma palavra que o anime, e ir para casa sem ser incomodado, permanecendo no anonimato e consequentemente sem compromisso com nada nem ninguém. Fica por conta de cada um.
Isto é saudável para a fé? Traz uma boa comunhão com Deus? São pastoreados ou ajudam na fé os mais novos?

Bem... para não me estender muito por hoje, continuo amanhã. Fique com Deus.

2 comentários:

aline valencio disse...

Realmente tudo gira em torno do que vemos lá fora, e não é bom.
Temos que deixar Deus entrar em nossas vidas de verdade e não ir á igreja pensando que estamos indo ao cinema ou teatro, onde sentamos olhamos, aplaudimos e vamos emmbora, temos que prestar um sacrifício ao nosso Deus e nos deixar ir onde o Espírito Santo nos levar e aí sim com certeza seremos verdadeiramente servos de Deus.
obrigado por mais uma maravilhosa reflexão.
Paz

"Pérola Grupo Missionário de Dança" disse...

É Pr Altemar o que queremos é só ter a oportunidade de demonstrar nossa alegria de adorarmos a DEUS com gestos, movimentos e o entoar de hinos a nosso SENHOR. Não queremos palco e nem queremos ser exaltadas, mas queremos a liberdade de adoração. Pois queremos poder ir, seja onde for ( visitas em igrejas , praças, escolas, creches, orfanatos, asilos ... ) para demonstrar nossa alegria de servir ao DEUS VIVO.
Que o Nosso Senhor JESUS CRISTO revista sua vida de graça e poder. Pois pessoas como o Sr que demonstra preocupação com as igrejas e o futuro do evangelho merece nosso respeito e toda nossa consideração. UNI MONOS EM ORAÇÃO bjs♥